Cada um de nós é muito mais do que pensamos ser, e sabemos muito mais do que pensamos que sabemos”.

Sobre a Hipnoterapia.

⁠⁠A frase acima é de Milton H. Erickson (1901-1980), renomado psiquiatra e psicoterapeuta norte-americano, amplamente reconhecido por desenvolver uma abordagem única e influente na terapia moderna, conhecida como "Terapia Ericksoniana" ou "Hipnoterapia Ericksoniana". Chamemos daqui em diante, simplesmente, de hipnoterapia. Combinado?

O conceito de hipnoterapia é simples: é um método de ajudar as pessoas a encontrar recursos em si mesmas com a utilização de metáforas, histórias e técnicas de relaxamento. Sua finalidade principal é manter a mente em seu estado natural, no qual o terapeuta consegue trabalhar as necessidades do cliente.

Imagine que você está assistindo a um filme e fica tão absorto(a) na história que se esquece de tudo mais ao seu redor. É mais ou menos assim a hipnoterapia: como ver um filme na sua mente, que pode fazer com que se sinta à vontade em si mesmo(a).

Utilizada para fins terapêuticos, a hipnose pode ser uma ferramenta útil para pessoas que querem melhorar sua saúde mental. Há estudos conclusivos do International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis no sentido de que a hipnose pode ser um tratamento eficaz para dores crônicas, ansiedade e desordens emocionais relacionadas ao estresse.

Nos últimos anos, surgiram inúmeras pesquisas mostrando os profundos efeitos da hipnoterapia na indução de transformações rápidas e, em muitos casos, permanentes.

Diversos hospitais importantes no mundo oferecem hipnoterapia como técnica para controle da dor, superação de vícios e até mesmo para lidar com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) entre veteranos de guerra.

No mundo dos negócios, cada vez mais executivos de alto nível e empreendedores estão recorrendo à hipnoterapia como ferramenta para mantê-los no auge do seu desempenho.

Assim como para melhora do sono, foco, criatividade, prosperidade, produtividade e muito mais. É possível que transformações permanentes ocorram em uma única sessão, embora seja imprescindível deixar claro não ser essa regra absoluta.

Tudo depende da necessidade e do nível de entrega de cada pessoa, bem como do quão confortável ela se sente em confiar, ao profissional que a atende, determinada questão terapêutica sua.

A hipnoterapia é uma ferramenta eficaz que pode promover as mudanças que o cliente deseja, seja redução do estresse e ansiedade, superação de vícios e hábitos indesejados, melhora da confiança e autoestima ou alívio de traumas e fobias.

Importante ressaltar que, em minha abordagem terapêutica, ela é utilizada sempre de forma natural, protegida e em ambiente seguro e confortável.

Finalizo com outra frase do Dr. Milton H. Erickson, convidando você, caro(a) leitor(a), a refletir a respeito:

"O inconsciente é semelhante a uma caixa de ferramentas completa onde o indivíduo tem todas as ferramentas necessárias para consertar todo e qualquer objeto que necessite de reparos ou consertos".